Popular Posts

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Jara e Gaitan apresentados

O Benfica apresentou ontem dois novos reforços para a temporada 2010/11, embora a sua contratação há muito estivesse anunciada. Franco Jara e Nicolas Gaitan transitam do futebol argentino (Arsenal de Sarandi e Boca Juniors, respectivamente) para o plantel encarnado, que se reforça assim com dois jovens internacionais argentinos para o ataque à nova época.


Franco Jara tem 22 anos, 1,82 metros e destaca-se por ser um avançado muito combativo, de grande técnica e intensidade de jogo. Foi a grande referência da sua equipa na última época, agradando especialmente além da sua qualidade jogo, a sua dedicação e esforço por honrar a camisola que vestia. Será sem dúvida a alternativa directa a Javier Saviola, apesar de ter características diferentes. Tal como Saviola em quase toda a sua carreira até aqui, Jara não se destaca pelo número de golos que marca. Não é jogador para resolver em espaços tão curtos como Saviola, mas ao invés consegue ser mais efectivo nos desequilíbrios promovidos em derivações para a ala.


Franco Jara é muito veloz, e sabe como por essa sua característica física ao dispor do seu jogo. Exímio no contra-ataque, poderá ser também importante para abrir defesas muito fechadas com movimentos de ruptura e de oposição a esquemas de defesa em linha. Tem tudo para se tornar num novo ídolo do terceiro anel, tal a sua abnegação e entrega em todos os lances de um jogo. A sua capacidade física permite-lhe ainda aguentar todos os 90 minutos de um jogo disputados sempre com a mesma elevada intensidade.


Nicolas Gaitan será provavelmente um jogador a precisar de algum tempo de adaptação que por exemplo Jara talvez possa dispensar. Médio ofensivo e armador de jogo por excelência, a coexistência com o gigante Riquelme na equipa do Boca Juniors obrigou-o a procurar outras posições para se poder fixar na equipa. Pode fazer igualmente a posição de extremo esquerdo ou extremo direito, embora mais recentemente se tenha fixado como avançado móvel, depois da saída de Palacio do clube de Buenos Aires.


Jogador de grande recorte técnico e com uma excelente capacidade para fazer a diferença no um para um, Gaitan difere bastante de Di Maria na velocidade nomeadamente, não por ser menos veloz, mas sim por privilegiar menos esse seu atributo na execução do seu jogo. É um reforço de indiscutível valia, com capacidade para fazer qualquer posição do meio campo ofensivo para a frente. A necessária adaptação ao futebol europeu trar-lhe-á a capacidade de marcação do seu flanco, essencial no sistema do Benfica, e a atenção para a importância do confronto físico deste lado do Atlântico.


Estes dois jogadores parecem-me efectivos e importantes reforços da capacidade competitiva do Benfica, ficando Jorge Jesus com mais duas opções de grande qualidade ao seu dispor. Veremos agora qual o destino de Di Maria, e com a saída já confirmada de Urreta, quem mais contratará o Benfica para preencher o flanco esquerdo, sendo certo que Coentrão entra nas contas apenas como lateral esquerdo.

0 comentários:

Enviar um comentário