Popular Posts

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Análise Individual ao jogo Benfica - Sporting

O Benfica venceu ontem o Sporting por 2-0, num jogo disputado no Estádio da Luz e presenciado por quase 60.000 pessoas. A equipa fez uma boa exibição e alcançou um importante triunfo nesta fase da época. Eis agora a análise à prestação individual dos jogadores que alinharam nesta partida.

Quim (6) - O Ai Jesus habitual nos cruzamentos aéreos na sua área de influência, com meio estádio a gritar pelo seu nome e a ganhar cabelos brancos e fragilidades cardíacas. Uma ou outra defesa, e pouco mais. A demora na reposição de bola, sobretudo a hesitação que sempre evidencia, devem ser corrigidas.
Fábio Coentrão (7) - Duas partes distintas na sua prestação, como aliás aconteceu a quase toda a equipa. Na primeira teve alguns problemas defensivos, cedendo a sua posição aos adversários, sobretudo em situações de contra-golpe. Uma segunda parte brilhante, quase sem trabalho defensivo, e com grande exuberância no apoio ao ataque. Fez a assistência para o primeiro golo e contribuiu para dinamitar completamente a ala direita do Sporting.

David Luiz (8) - Grande exibição de David Luiz, com garra e coração. Muito bem na antecipação e a ser quase sempre o primeiro a levar a bola para a frente. No entanto, não embarco no endeusamento da exibição de ontem. Sobretudo na primeira parte, esteve demasiado complicativo com a posse de bola em zonas defensivas, que podia ter consequências. E na 2ª parte, nas poucas vezes em que Liedson deixou de aparecer na zona de Luisão, acabou por perder os lances que Luisão não perdia para o levezinho. Mas pronto, são reparos que não lhe tiram no entanto o mérito de mais uma óptima exibição!

Luisão (8) - Excelente jogo do patrão, mesmo com dores como reconheceu Jesus no Benfica. A fibra de campeão e a sua experiência são as imagens de marca do brasileiro, que não perdeu, que me lembre, uma única bola em disputa com os atacantes do Sporting. Fantástico!

Ruben Amorim (8) - Discreto no ataque na primeira parte, mas sempre muito bem posicionalmente. Anulou Djaló sem nunca lhe permitir disputas em velocidade em que estaria em desvantagem. Na segunda parte, ofereceu toda a sua classe e vontade ao jogo ofensivo, e foi assim que nasceu o primeiro golo. Teve ainda um momento fabuloso a terminar a partida em que podia ter ampliado o resultado, depois de uma rotação brilhante sobre um defesa sportinguista em plena grande área. Vital neste Benfica.

Javi Garcia (6) - Exibição bastante titubeante do espanhol, muito inseguro com a bola na sua posse. Muito adormecido e desconcentrado na primeira parte, beneficiou imenso da segurança que a equipa teve na segunda parte para também elevar o seu nível de jogo. Mas de qualquer forma, ficou a imagem de uma pálida exibição.

Ramires (7) - Duas partes bem distintas também, jogando bastante mal na primeira parte. Sem velocidade, sem pique, sem acerto no passe. Uma segunda parte fantástica, libertou-se, explodiu nos lances ofensivos (fez até a assistência para o segundo golo), esteve omnipresente no meio campo defensivo e arrancou para uma boa exibição. Foi muito importante.

Di Maria (7) - Uma primeira parte em que se limitou a marcar (bem) bolas paradas, mas em que esteve quase sempre muito perdido no meio dos jogadores adversários. Na segunda parte esteve muito mais em jogo, fez algumas boas combinações com Aimar e contribuiu para desorganizar a defesa contrária.

Carlos Martins (7) - O melhor dos atacantes na primeira parte, nunca virou a cara à luta nem abrandou o ritmo. Na segunda, compatibilizou-se muito bem com Aimar, baixou um pouco no terreno, e foi fundamental também para esse bom período do Benfica. A velocidade e a garra são fundamentais em jogos destes, usa bem o corpo para proteger a bola e nunca evita meter o pé, impondo respeito aos adversários. Para continuar... está a fazer uma grande época!

Éder Luís (6) - Não foi a sua pior exibição (até acho que foi a melhor) no Benfica, mas continua sem perceber o que está a fazer em campo. Não me parece nenhum primor técnico, e sem ritmo de Europa pior fica o cenário. Francamente não entendo porque foi contratado, mas agora é ter paciência... pode ser que ainda dê alguma coisa.

Cardozo (7) - Um jogo melhor do paraguaio face aos anteriores, melhor no controlo da bola e melhor no passe. Ganhou várias bolas de cabeça à defensiva sportinguista, no que me parecia ser uma das soluções que o Benfica podia ter tentado na primeira parte para fugir à pressão adversária sobre a nossa defesa. Lesionou-se num lance em que podia bem ter sido assinalado um penalty para o Benfica, mas mesmo coxo marcou o golo inaugural da vitória benfiquista, saindo logo de seguida aplaudido de pé por um Estádio rendido à sua capacidade de sacrifício e dedicação ao clube. Nisso, ele é inatacável. Sempre.

Pablo Aimar (10) (melhor em campo) - Nota máxima para o argentino que Jesus lançou no início da 2ª parte para o lugar de Éder. Exibição de sonho de um jogador que tem andado arredado da sua melhor forma há tempo demais, ontem 100% decisivo na vitória do Benfica. Num jogo crucial, entrou a ditar todos os ritmos da equipa, oferecendo e criando linhas de passe, rompendo a defesa adversária a toda a largura do campo, e tendo pormenores de absoluto génio. Marcou o 2º golo com uma óptima execução técnica, e distribuiu classe em mais um punhado de lances que deixaram os jogadores leoninos à procura dos rins. Incrível!

Alan Kardec (7) - Boa entrada em jogo, como aliás lhe é habitual. Muito rápido e pressionante, ganhou lances de cabeça, protegeu bem a bola e foi dando tempo aos colegas para se posicionarem convenientemente no apoio às suas iniciativas. Dá gosto vê-lo em campo...

Airton (6) - Entrou com a partida decidida e com o único intuito de estancar o meio campo na fase de contenção no final da partida. Cumpriu sem fazer faltas, mostrando-se novamente muito acertivo no desarme e nas antecipações. Grande jogador que aqui temos, sem dúvidas.

1 comentários:

Estive agora a rever a 2ª parte, e aquilo que o Aimar fez, é duma classe impressionante.
O brilhantismo com que ele define a quase totalidade dos lances, faz-nos questionar onde andou este senhor grande parte da época.
Voltou em boa altura, agora que mantenha a bitola exibicional, e talvez garanta a presença no mundial.

Enviar um comentário