Popular Posts

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Chama Gloriosa Chalkboard: Ainda «Melga» e o Sp. Braga (1)

FOTO: NUNO JORGE
Jorge Jesus disse-o no final da partida com o Sp. Braga e reafirmou-o na antevisão do jogo em Setúbal. Melgarejo teve uma estreia impecável a defender, «apenas» mal tecnicamente em dois lances que se revelaram decisivos, e tendo-se confrontado individualmente com um dos melhores jogadores do Sp. Braga - o brasileiro Alan -, ganhou-lhe todos os duelos individuais. Durante a passada semana muito se comentaram estas palavras do actual treinador do Benfica, mas estava Jesus certo?

Duelos no solo/Desarmes

O vídeo abaixo resume todos os duelos/desarmes em que Melgarejo foi interveniente na partida com os «arsenalistas».O jovem paraguaio apenas foi batido uma vez, num lance em que tenta recuperar a posse de bola imediatamente após a perda - algo usual nos laterais benfiquistas -  e é ultrapassado por Salino que sai em transição. Duelos ganhos/Duelos perdidos - 7/1 (88%).

Duelos aéreos

No jogo aéreo, Melgarejo voltou a mostrar que este é um dos pontos fortes do seu jogo, tendo dominado, muitas vezes de forma autoritária, a sua zona de acção. Duelos ganhos/Duelos perdidos - 13/5 (72%)

Jesus teve razão?

Fica a clara sensação - suportada pelos números - que o Sp. Braga tentou explorar o lado esquerdo do Benfica, se não de uma maneira específica, pelo menos obrigando Melgarejo a estar muito em jogo e a ter de intervir muitas vezes (atente-se, também, no número de bolas longas de Beto e dos centrais para a zona de acção do lateral). José Peseiro esperou que o erro aparecesse por ali e a verdade é que acabou por ser feliz de uma maneira que certamente não esperava. É que Melgarejo acabou por dar bastante boa conta de si nos aspectos defensivos (duelos, posicionamento), tendo errado decisivamente na abordagem técnica a dois lances acidentais que estavam perfeitamente controlados. Significa tudo isto que o jovem paraguaio fez um bom jogo? Não, errou decisivamente e prejudicou gravemente a equipa, mas o desempenho conseguido nas acções defensivas, aliado à capacidade ofensiva reconhecida por todos, indicam que se está perante um jogador com grande potencial para singrar na posição de lateral. Se Jesus e o Benfica devem correr esse risco já é outra conversa, mas do meu ponto de vista não é provável que, mantendo este rendimento no plano defensivo, «Melga» volte a ser tão penalizado pela imprevisibilidade do jogo.

E relativamente ao confronto Melgarejo-Alan? 3 duelos no solo entre os dois, 3 duelos ganhos por Melgarejo; 8 duelos aéreos entre os dois, 5 duelos ganhos por Melgarejo. Duelos ganhos/Duelos perdidos - 8/3 (73%). Não ganhou todos, mas quase todos. Da minha parte, percebeu-se a ideia.

10 comentários:

nao da para ver os videos, tao como privados

bom, bom mesmo seria comprovar isso tudo com os vídeos que não existem.

Ops, ainda bem que avisam. Obrigado. Penso que já conseguem ver.

bom trabalho! é com objectividade que devemos analisar a prestação dos nossos jogadores ;)

o Melgarejo esteve infeliz e não ajudou a pressão exagerada a que tem sido sujeito nem a má prestação colectiva da equipa. O Luisão e o Artur também cometeram erros técnicos graves só que tiveram a sorte de não ter resultado em golos. com mais serenidade e confiança penso que ele só pode melhorar.

é que mesmo que viesse outro jogador sofreria também uma pressão exagerada. por isso temos de estar atentos e não ir em cantigas da imprensa que não é nada isenta!

Ora aqui está um post fantástico, porque baseado em factos e não em mentiras e "impressões" e que dá total razão ao JJ que tão criticado foi por ter... razão.

E o Melgarejo mostra que de facto já é um defesa fantástico. Tem um sentido posicional fora de série para um jogador tão baixo (1,74?) e a percentagem de acertos é absolutamente fabulosa se pensarmos que estava a fazer o primeiro jogo na Liga como defesa e contra uma das nossos melhores equipas.

Contra factos não há argumentos!

Post fantástico. Objectividade demolidora.

De facto a capacidade aérea do Melga é surpreendente, mas recorde-se o golo que marcou ao Porto nas barbas do Rolando.

Se me permites a sugestão, podias acrescentar aí um vídeo daquele que, para muitos, foi o melhor lateral esquerdo da época passada - Ínsua. Se conseguires o vídeo do lance do golo dinamarquês da última quinta-feira talvez ajudasse a derrubar alguns mitos...

Cumprimentos

Como é habitual, sempre que este senhor escreve, sai grande post.
Num blog de abutres, valham estes posts e os rips

Não te canses deste trabalho, excelente post.

Phant, a analise e boa, mas faltam lances. Por exemplo, logo no inicio do jogo, no lance que termina coma deesa de Artur e cim alivio atabalhoado do mesmo apos indecisao de Luisao, o Melgarejo foi batido, e mal batido, pelo Alan. Reve esse lance sff.

JNF: Considerei esse lance uma intercepção falhada e não um duelo perdido porque o jogador é batido através de um passe e não passado em drible ou em velocidade. É certo que o Melgarejo podia ter garantido outra proximidade com o Alan, mas não considero um erro em si. O cerne dessa jogada está na perda em construção do Salvio que coloca a equipa em dificuldades (Mossoró consegue receber entrelinhas) e dá origem àquela que foi, talvez, a melhor chance do Braga. Estas perdas foram, alías, uma constante no jogo (contei 9, 1 logo nos primeiros segundos que destacaste na tua crónica) e são elas o grande problema da equipa e não a transição ataque-defesa em si. E neste ponto é curioso verificar que muita gente confunde uma coisa: o recuo do Javi para o meio dos centrais é parte da solução e não a causa do problema. Introduz segurança porque atrai o bloco adversário para zonas mais baixas e cria superioridade numérica na saída, mas quase sempre o perfil de decisão dos jogadores e a própria identidade da equipa em organização ofensiva falam mais alto.

Não sei se ficou claro, mas eu não quis defender que o Melgarejo fez um grande jogo. Para além dos dois erros que originaram os golos do Braga - já agora se o JJ refilou com o John com a Juve devia ter refilado com o Salvio neste jogo - teve mais umas intercepções falhadas e também ele uma perda de risco na saída; e aquela desatenção com o Vinicius no canto podia ter custado muito caro. Tudo somado não deu positiva, mas esta segurança nas disputas individuais, para mim, indica potencial. Era este o meu ponto. Mas também te digo, fico muito mais descansado agora que vem aí o Sílvio.

Enviar um comentário