Popular Posts

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Terminar bem o ano

O QUE FALTA JOGAR AO BENFICA EM 2010
15:41
terça-feira, 23 Novembro de 2010 por Phant

Bem lá atrás, quando a calendarização dos jogos da Liga veio a público, foi praticamente unânime entre os Benfiquistas que boa parte da época do Benfica se jogaria no primeiro terço de campeonato. Com a Champions metida pelo meio as 10 jornadas iniciais reservavam as sempre difíceis deslocações à Madeira, para defrontar Marítimo e Nacional, a Guimarães e ao Dragão, assim como as recepções a Sporting e Braga. Onze jornadas passadas o resultado na Liga não é famoso, mas ainda assim vamos dar uma olhada ao que resta jogar à equipa do Benfica neste ano de 2010.

Champions Qua 24 Nov 19:45 Hapoel Tel-Aviv v Benfica
Liga Dom 28 Nov 18:15 Beira-Mar v Benfica
Liga Sex 03 Dez 20:15 Benfica v Olhanense
Champions Ter 07 Dez 19:45 Benfica v Schalke 04
Taça Dom 12 Dez 20:15 Benfica v Braga
Liga Sáb 18 Dez 17:00 Benfica v Rio Ave

Faltam então jogar seis partidas, divididas entre três competições: 3 para a Liga, 2 para a Champions e 1 para a Taça de Portugal.

Na Champions o Benfica joga o apuramento já amanhã em Israel no difícil campo do Hapoel onde urge ganhar ou, caso isso não seja possível, fazer igual ou melhor do que aquilo que o Schalke faça no jogo com o Lyon, adiando todas as decisões para o confronto com os Alemães no Estádio da Luz. Na Liga o Benfica defronta no próximo fim de semana em Aveiro a bem organizada equipa de Leonardo Jardim que ocupa, neste momento, um óptimo 8º lugar, recebendo na sexta-feira seguinte o Olhanense (7º lugar) para depois terminar o ano com o Rio Ave (13º lugar), também na Luz. Para a Taça de Portugal,o Benfica defronta a boa equipa do Braga que, apesar do campeonato menos conseguido este ano, será sempre um rival duro de bater.

O calendário parece bem acessível certo? Sim, claro, mas talvez não tanto como se possa pensar. Beira-Mar, Olhanense e Rio Ave, têm um registo acumulado nos últimos 5 jogos de 5 vitórias, 8 empates, e apenas 2 derrotas. O Benfica mantém a obrigação de ganhar os jogos com estas três equipas (ainda para mais quando há um Sporting v Porto pelo meio), mas estou convencido que não será tão fácil quanto parece. Na Champions os dois jogos em falta podem parecer acessíveis na teoria mas relembro que estamos a falar de uma competição como a Liga dos Campeões onde nenhuma equipa pode dar a vitória como garantida (ver últimos 15 minutos com o Lyon na Luz). O jogo com o Braga é de Taça, e como tal tudo pode acontecer, ainda para mais se atentarmos à rivalidade recente entre as duas equipas (resquícios ainda do último campeonato).

Mesmo assim, e apesar de todas as cautelas, só existe uma maneira de terminar bem o ano: selar o apuramento para os oitavos de final da Champions, seguir em frente na Taça de Portugal e ganhar os três desafios para a Liga. Só assim ganharemos algum balanço e conseguiremos gerar alguma onda positiva para começar 2011 como queremos: a ganhar.

3 comentários:

Teoricamente, parece-me que somos favoritos em todos.
Seremos capazes de assumir tal responsabilidade e garantir a continuidade em 3 taças distintas, além de manter uma dinâmica de vitórias no campeonato?

Excelente análise camarada.
Mas pegando na deixa do orador que me precede, tenho algumas dúvidas sobre a capacidade de assumir "tanta" coisa... a equipa tem pouca fibra este ano...

Enviar um comentário